Pilates e seus benefícios

IMG_6112

 

Em 2005 iniciei meus estudos em Pilates, estudando em duas escolas conceituadas no Brasil, CGPA e Stott Pilates, tive uma fundamentação excelente o que me possibilitou passar na avaliação da instituição internacional PMA (Pilates Method Alliance). O ensino dos princípios do Pilates, muito destacados no dia a dia das escolas, são um dos motivos que fazem o Pilates se diferenciar e se destacar das demais atividades físicas.

Joseph Pilates denominou seu método de Contrologia e neste destacava os princípios de: respiração, centro de força, concentração, precisão, controle e fluidez . Todos estes são interdependentes e sempre com a preocupação em realizar alguma compensação quando necessária o que podemos chamar de relaxamento consciente. Como por exemplo, posso citar que sempre após uma extensão de coluna vertebral é recomendado a posição Shell Stretch ou Rest Position para compensação (foto).

shell

Durante a aula o instrutor ensina ao aluno como deve ser a execução dos exercícios sempre respeitando os princípios. Um bom instrutor está sempre preocupado no posicionamento correto da cabeça, da coluna cervical e da caixa torácica, na estabilização das escápulas e da pelve, na respiração correta, no alinhamento do corpo no início e na execução dos exercícios numa postura sem tensão. Tudo isso parece ser uma demanda exagerada ao aluno, mas não é. É o caminho para uma execução ideal e isso é um presente ao aluno para o resto da vida, o conhecimento do seu corpo e como ele funciona em alta performance.

Por todos os motivos acima, além dos aparelhos e molas, o Pilates é uma atividade com pouca sobrecarga e tensão ao corpo.

Inúmeros alunos que dei aula me contaram de diferentes maneiras que começaram a compreender o que era respiração, contração abdominal, saber o que fazer para não ter ou diminuir a dor, enfim inúmeros benefícios. Durante todos esses anos isso me dava uma satisfação enorme, pois era o ganho da consciência corporal, do auto-conhecimento do corpo e esse ganho de percepção mudaria a vida deles com o ganho do bem estar.

Segundo MELO (1997), consciência corporal emerge como nível mais complexo e refinado na organização do corpo. Segundo o autor, a consciência corporal é o meio mais refinado de se fazer a interagem do homem. VAYER (1982), considera a consciência corporal como a consciência dos meios pessoais de ação, resultado da experiência corporal, experiência reorganizada permanentemente.

Eu compreendo que consciência corporal é um processo diretamente relacionado ao autoconhecimento. O Pilates proporciona ao aluno um tempo para prestar atenção aos próprios movimentos, perceber a relação do seu corpo com o espaço que ele ocupa, seus músculos e articulações.

No nosso dia a dia realizamos movimentos a todo momento, sejam no esporte ou nas atividades de vida diária, estes devem ser realizados sem dor e com o mínimo de desgaste possível. Nosso objetivo com o Pilates é de preparar o aluno na realização de qualquer movimento em qualquer hora com menor desgaste muscular e articular possível, proporcionando equilíbrio entre todas as estruturas do corpo e fluidez no movimento.

Um dos benefícios do Pilates é sem dúvida o ganho da consciência corporal e este leva o bem estar físico e mental. Além disso, com o ganho vem precisamente junto a melhora do alongamento, da estabilização articular, da resistência, do equilíbrio e o fortalecimento. Esse conjunto de ganhos melhora significativamente a performance física, reduz a incidência de lesões e com tudo isso, qualidade de vida.

Por tudo isso, que as minhas frases favoritas do grande mestre Joseph Pilates são:

“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.”

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”

BENEFICIOS

  • Desenvolver força, resistência e flexibilidade
  • Definição muscular
  • Reduzir o estresse, tensões e dores.
  • Melhora da postura
  • Contribuir para a performance atlética
  • Prevenção de lesões
  • Melhora da coordenação e do equilíbrio

Dra. Fabíola Cristina Fernandes – PMA® Certified Pilates Teacher 
(Crefito 3/85442 – F) – fisioterapeuta formada pela PUC-Campinas, especialização em O Aparelho Locomotor no Esporte (UNIFESP), Acupunturista e Instrutora Certificada em Treinamento Funcional e Kettlebell